segunda-feira, 15 de março de 2010

Trip to Kraków 3 - Auschwitz

14 de Março

Bem, este dia foi sem dúvida o mais difícil e mais sério de toda a nossa viagem!
A ida a Auschwitz, o maior campo de concentração Nazi...
Onde por simples estimativa foram assassinadas 1,300,000 de pessoas!

O dia começou cedinho porque tinhamos de arrumar tudo e sair do Hostel pelas 10h... A viagem até Auschwitz foi calma e até não muito longa. Após um cafezinho lá fomos nós para a recepção encontrar o guia e receber os nossos Headphones para o ouvirmos!

Bem o guia falava muito bem inglês e sabia muito bem do que falava, abordando muito a parte psicológica de tudo o que naquele campo se passou...
Vimos de tudo, malas dos prisioneiros, a forma como foram enganados e mal tratados; pessoas que nunca fizeram mal a ninguém, só pelo único e simples facto de serem diferentes (judues, ciganos, gays, etc). Até bilhetes de entrada lhes venderam como sendo aquilo simplesmente uma nova cidade com todas as condições para eles poderem viver... Indo muitos deles directos do comboio para as câmaras de gás!
Vimos também algumas das roupas, óculos, sapatos (imensos), aparelhos de locumoção de inválidos, roupas de cama, utensilios de higiene pessoal, tudo... Eles iam preparados para uma nova vida, e apanharam aquela facada enorme!!

As condições em que eles viviam, nem sei se viver é o termo certo, eram absolutamente impensaveíns; nem os animais são assim tratados. Quando não dormiam no chão na palha, dormio em uma especie de beliches de tijolo e outros de madeira em que as vezes estavam 5 ou mais por "cama"! (Exemplo na foto de um sítio que inicialmente foi feito para os animais mas com o aumento exponencial de número de prisioneiros, não viram qualquer problema em os colocar lá!)

As casas de banho, se é que posso chamar assim, eram na melhor das opções um sitio com cerca de 10 sanitas ao lado uma das outras; porque na pior das opções era um alto barracão com imensos buracos e nem 1min tinham em que lá podiam estar (sim são esses buracos na foto as "sanitas" deles)... Não havia sistema sanitário e muito menos papel higiénico ou sabão para se lavarem (aliás eram castigados/enforcados se fossem panhados com tal luxo)... Uma falta de respeito pelos direitos humanos... Muito díficil imaginar tudo isto!!

Vimos também o local onde eram castigados, macabro, tudo macabro; por exemplo o cubículo em que tinham de estar de pé a noite inteira porque não havia outra opção, no escuro e no dia seguinte ir trabalhar.

Mas, uma das partes mais difíceis foi sem dúvida o crematório (o único que sobreviveu), onde tanta gente morreu, um lugar sombrio mesmo!

Não dá para explicar por palavras tudo aquilo que nós vimos e sentimos; é um sítio horrível que transmite muitos maus sentimentos... A mediocridade humana; só pela obcessão por uma humanidade "perfeita"!!!

Sem comentários; visitem o local!

2 comentários:

  1. Ide meter inveja para outro lado.... Também gostaria de ir lá....bem falando em mal tratos sabiam que ou é na suecia ou é na suiça vai a votação no parlamento que os animais domensticos tem direito a advogado e que este e pago pelo governo ;)

    **

    ResponderEliminar