domingo, 16 de maio de 2010

InterRaile - Helsinquia (Finlândia)

5 e 6 de Maio


Bem, depois de uma viagem de duas horinhas de autocarro lá chegamos nós a Helsinky!!
Como não faziamos a mínima ideia de onde era a paragem de autocarro nem como chegar ao nosso hostel pedimos à “hospedeira” que nos avisa-se na melhor paragem para nós para sairmos lá! O nosso Boss (Gonzo) já lá tinha estado antes por isso sabia exactemante para onde ir; e o nosso destino era: Estádio Olimpico de Helsinquia!

Ora nada mais nada menos! Gente de Erasmus é mais do que chique; a ficar num hostel tem de ser no estadio! Quando chegamos fomos acolhidos por uma “simpatia” de um senhor, nada mal encarado, e meninos e meninas foram separados!!

Depois de pousarmos as nossas coisinhas no hostel fomos conhecer a cidade! Começamos por ir a uma espécia de estátua artística que ninguem percebeu muito bem o que era mas divertimo-nos à grande a cantar e a gritar pelos canudos!

Depois fomos conhecer um museu-parque! Era enorme, muito bonito e com construções bastante diferentes! Durante toda a visita a Jou sismava que, devido ao tamanho das casas e das portas, todo o parque havia sido habitado por anões!
Finita a visita ao parque, estavamos cheios de frio e de fome, mas resolvemos ir ao centro para comprar comidinha para a jantarada! Chegados ao centro, fomos ver a Catedral de Helsinquia mas estava fechada, entao demos umas voltinhas por aquela zona e conhecemos outras zonas! (no dia seguinte visitamos o interior da catedral que era tao simples que era lindissima) !Comprinhas feitas, voltamos para o nosso fantastico hostel onde comemos (pasta com molho pesto feita pelos queridos italianos), bebemos, convivemos e fomos todos para a caminha!

Dia seguinte, logo pela manhã, decidimos ir a uma ilha pertinho onde se encontrava um castelo! Apanhamos um ferry e lá fomos nós: um óptimo tempo, cheio de sol, e apesar de não cheirar lá muito a mar, estavamos todos radiantes por poder ve-lo!

Chegados à ilha, não tivemos mais nada: toca armarnos em aventureiros!! Em vez de seguirmos o resto do pessoal todo que estava conosco no ferry, decidimos seguir a nossa vontade e explorar a ilha!! Moral da historia, uns minutos depois sentimo-nos um bocadinho perdidos e apercebemo-nos que tinhamos entrado num local militar da ilha em que, se entrassemos sem autorizaçao e fossemos apanhados, podiamos ter de pagar uma multa!!
Lindo, hã??

Continuamos a nossa exploração pela ilha que era absolutamente fantastica!! O castelo não tinha nada de especial e até era um bocadinho feio, mas o resto da ilha era brutal! A paisagem era fantastica, um sitio bastante calmo cheio de lagos, gaivotas, canhões e outras construções militares! xD
Passadas umas horinhas, voltamos para o centro onde voltamos a ver a catedral! Quando lá chegamos deparamo-nos com uma manifestação da Green Peace (Fantástico, não é?), a primeira que viamos ao vivo!!Era policia ca em baixo a espera dos dois marmanjos que estavam pendurados neum edificio com um cartaz contra a construção de um campo nuclear!

Como se não bastasse, minutos depois deparamo-nos com uma manifestação de janadinhos bue de alternativos, que apostamos que tavam todos drogados; contra o uso de peles de animais, mas tudo gente muito simpática e muita ordeira até! Nós como povo solidaáio que somos infiltramo-nos no meio e lutamos pela causa deles em finlandês e tudo!! xD


Catedral vista, o pessoal continuo a conhecer a cidade! Como já não tinhamos mais nada para ver e estavamos todos mortos, decidimos ir apanhar o nosso ferry e comnhecer melhor aquela zona costeira! Uma horinha de tédio depois, lá entramos nós no nosso ferry! Bem, vocês não estão bem a ver o animal: enorme, com lojas, maquinas, sofas, zona VIP, parte exterior com piscina (que estava fechada), bar com direito a musica ao vivo e karaoke!!

Adeus dado a Helsinky, pessoal de Erasmus que é pessoal de Erasmus, faz um piquenique no meio do chão, em frente a uma loja, de um dos barcos mais chicocosos!! Mai nada!!
Comidinhos e quentinhos, o pessoal distribiu-se conforme pode pelos sofas/chão e dormiu o quanto pode! Fartas de não fazer nada a Bélinha e a Jou, como boas portuguesas que são, resolvem fazer o que? Abrir a pista de dança!!

Lindo!! A seguir a nós toda a velhada do barco foi dançar! Parecia um bailarico da aldeia, o pessoal sentiu.se em Portugal de novo!! A diversão foi tanta e a palhaçada ainda maior que, da segunda vez que lá voltamos, fomos delicadamente “corridas” da pista de dança!

Mais uma vergonha para o Portefólio!!

Uns minutinhos depois, estavamos na Estónia =D
Bem, vocês não estão bem a ver: mal avisaram que tinhamos chegado e que em breve iriamos sair, toda agente correu para as portas! Era o MEDO!! Que multidão! O barco tinha sido invadido por um grupo de crianças que eram todos maiores que a Joue por momentos ela pensou que iria ser raptada pela professora!!
Felizmente, tudo acabou em bem x’D

5 comentários:

  1. Amei miúdas, ri-me muito mesmo ! :D

    ResponderEliminar
  2. Loool nada como passar uns minutinhos antes d voltar ao trabalho a ler as vossa peripecias.... xD kal vergonha kal k xP estais noutro pais n e vergonha nenhuma por isso estaxe bem....se fosse ca é k era um problema k toda a gente vos conhece :P nao percebem msm nd da coisa xD eu k estivesse no vosso lugar e viam o k era o riso total k iria ser todos os dias :P

    ResponderEliminar
  3. Uma unica palavra para revelar o meu estado de espirito neste momento: "Sorte"

    ResponderEliminar
  4. engenheiro ruben... sim senhor!! já não é o gato?? xD
    Oh ruben, pensa assim, vais ter imensas oprtunidades de viajar! e ok, não vieste de erasmuas, mas durante esse tampo tambem passaste por momentos fantasticos! não noutras terras mas ai, na tua faculdade e com os teus amigos, por isso não te sintas mal =) sorri, lembram-te de todos estes anos que passaste e com quem os passaste acima de tudo e aproveita este teu ultimo ano em grande =D
    já estás a ficar velhote pah!!
    beijão enorme!

    ResponderEliminar
  5. jou... aquela foto em que tas a enfardar 1 misto (?) descreve-te na totalidade e perfeiçao!

    ResponderEliminar