segunda-feira, 17 de maio de 2010

InterRaile - Vilnius e Trakai (Lituânia)

10 e 11 Maio

Chegados a Vilnius ao final da noite do dia 9 de maio, a nossa sorte foi que no autocarro confraternizamos com uns italianos que estavam lá de ERASMUS e nos mostraram o nosso hostel e tudo mais; e este sim era espectacular mesmo! Pessoal fixe, gerido por australianos, mega cozinha, mega sala de convivio e o nosso quarto era no sótão e até casa de banho privada tinhamos; também tivemos dois vizinhos nas noites em que dormimos lá mas nunca lhe vimos as fronhas!!

Depois de coisas pousadas fomos dar uma volta nocturna pela cidade, e paramos num pub-lounge chamado "Cozy", que era assim qualquer coisa de muito chique e muito agradável também!! Depois de umas cervejas, caipirinhas para as tugas e vinho para a avec x) e de imensas conversas de tudo e nada que passaram por desenhos animados e entradas pra faculdade fomos descansar visto que já era muito tarde e o pub parecia querer fechar!

Dia seguinte acordamos no final da manhã e lá fomos conhecer Vilnius; igrejas, praças e monumentos visitados na Old Town e após conhecer uma freira que nos falou de um episódio qualquer de Cristo com direito a panfleto e tudo, fomos pra um viewpoint onde tinhamos uma vista magnifica pela cidade ( aqui deparamo-nos pela primeira vez com a tradição de por aluquetes em locais deste género como pontes e assim nas suas grades, com nomes de um casal em sinal de amor eterno; a Belinha e a Jou bem tentaram encontrar um para por lá com o nome delas mas não vimos à venda =( LOL).


Vista a Old Town, descemos em direcção ao centro da cidade-nova, passando por igrejas claro está , por parques lindíssimos e por mais pontes com a tradição dos cadeados! Fomos ao cimo de Vilnius às "Tres Cruzes" que sim, são basicamente três cruzes brancas no cimo de um monte em Vilnius, que dá uma vista magnifica da cidade mesmo! Após descansarmos lá e de estorrinharmos um bocado ao sol, descemos por outro lado do monte armados em exploradores mas após quase alguns malhos tudo acabou e dirigimo-nos para o real centro da cidade!

Como estavamos esvairados de fome e à muito tempo que não comiamos uma refeição decente decidimos ir comer a um restaurante lá no centro, muito simpático mesmo, não muito caro até! Pedimos lá os nossos pratos todos XPTO, mas restaurante fino que é restaurante fino vem sempre um caganito de comida em cada prato... Bah a Jou e a Bélinha ainda foram das mais avantajadas no seu prato... Altura de fazer as contas, pedimos contas sepradas e coitada da rapariga era tão tão burra e atadinha que ao dar trocos trouxe três vezes dinheiro da caixa e acrescentou na conta e depois fez mega confusão; situação final: Jou não pagou o almoço e ainda achavamos que todos iamos ter direito a troco! LOL

Após a comidinha fomos a catedral principal e na enorme praça que a rodeia onde há skaters e tudo mais deparamo-nos com um grupo de crianças com os seus 13/14 anos que pareciam totalmente drogadas a dançarem ao som dos sinos e a fazer as figuras mais absurdas que possam imaginar! Nós todos escandalizados a olhar, quando nos deparamos mais tarde que aquilo era uma aula de improvisação de alunos de teatro ou assim x) ah ah!!


Mais uns quantos monumentos visto, fomos ao castelo de vilnius no alto de outro monte que se resume a uma torre (Uper Tower), mas aqui sim a vista era espectacular; passamos lá um bom tempo a relaxar e a conversar! Quando nos deparamos mais uma vez (após Riga também) com as mesmas chinesas que conhecemos em Tallin, risota total mesmo, estavamos a ser presseguidos por 7 mulheres chinesas.... O MEDO!!!!





Depois foi voltar para o hostel, ir as comprinhas para o jantar e mais uma vez os rapazes fizeram uma massa que estava um manjar dos deuses (com molhinho feito por eles e tudo) hum... As meninas para não ficarem mal fizeram um bolo para sobremesa, que muito sinceramente estava uma merda, mas toda a gente disse que tava óptimo e comeu-se tudo por incrível que pareça... Conviveu-se e bebeu-se e depois club em Vilnius!

O club até era simpático e fixe mas tava um pouco para o vazio, e após uma rapariga ir ter com a Bélinha na esperança de comprar droga (não imaginam a cara de parva dela a dizer que não tinha) e da Jou e da Belinha terem de passar por lésbicas para que não fossem papadas por seres indesejados e do marquito partir um copo e ser obrigado a paga-lo (sim vem no menu o preço de um copo partido) LOL; decidimos vir embora porque também já era tarde e estavamos muito cansadas!

Dia seguinte, descansamos e depois de malas arrumadas e pequeno almoço tomado fomos para Trakai (uma mini-cidade perto de vilnius), chegadas a estação de autocarros de Trakai qual não é o nosso espanto quando nos deparamos, MAIS UMA VEZ, com as chinesas!!! Era oficial, estavamos a ser presseguidos e essa história não podia continuar assim; fomos falar com elas!
Elas obviamente que nos reconheceram e após imensas risadas sobre as incriveis coincidências soubemos que a próxima paragem delas era ST Petersburgo e não Varsóvia; aquele foi o adeus eterno às belas das chinesas, ALELUIA!!

Trakai é muito bonito mesmo, tem uma ilha com um castelo mediaval e por sorte aquele era o dia em que o museu estava aberto e podemos pareciar cada canto daquele castelo e ver todos os objectos pessoais de tempos remotos e diversas animações bem tecnologicas e engraçadas que o castelo tinha!
Cidade lindissíma aquela mesmo!

Chegados de Trakai fomos de volta ao Hostel, jantamos, descansamos um pouco e ganhamos folgo para a viagem de 9h30 que se avizinhava. O retorno a Warsaw!!!

Uma viagem fantástica, um verdadeiro InterRaile que já estava a deixar saudades no momento em que começou, que estas duas loucas nunca iram esquecer e aproveitaram muito; o grupo era mais que brutal e foi graças a um grupo tão bom que esta viagem foi tão especial =D
8 dias = 4 paises = 7 cidades

2 comentários:

  1. Sou descendente de lituanos e conheço Vilnius uma cidade realmente muito linda, que me encanta - sou suspeita para falar, pois gosto demais de muitos outros lugares lituanos. Adorei a matéria e os depoimentos sobre a viagem. Realmente o castelo de Trakai é lindo, maravilhoso, um sonho de arquitetura e beleza de paisagem. Ainda quero voltar, estou com saudades!A lituania como terra de meus avós é um país que está no meu coraçãoao lado do Brasil é claro...

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, desculpa não teres tido nenhuma resposta ao teu comentário antes. Ainda bem que gostaste do nosso post, e sem dúvida, Vilnius é uma cidade lindíssima e que adoraria um dia voltar a visitar! foi um dos locais mais bonitos que tivemos a oportunidade que visitar! ainda bem que gostaste do nosso post e da maneira como descrevemos esta lindíssima cidade!
    muito obrigada por leres e por comentares o nosso blog.

    um beijinho enorme

    ResponderEliminar